Fluência sem Forma? Por que as parts of speech são o alicerce do Inglês
- dienerlima
- há 11 minutos
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Uma vez uma aluna me disse: 'Teacher, eu não quero aprender a gramática, eu já aprendi na escola. O que eu quero é treinar só conversação! ' Uma semana depois, ela travou, justamente na conversação, porque não conseguia saber a diferença entre think e thought. Foi aí que ela percebeu: entender a forma da língua liberta!
Quando falo sobre classes de palavras, ou Parts of Speech, muitos alunos já torcem o nariz. E eu entendo. Só o nome já parece coisa de livro de escola. Mas a verdade é que, sem entender essas peças básicas da língua, escrever e falar inglês se torna tão difícil quanto montar um móvel sem o manual: a frase e o discurso só fica em pé se contarmos com a sorte.
Além disso, conhecer e estudar vocabulário com parts of speech em mente nos dá a tão sonhada liberdade de criar e improvisar ideias no meio do discurso e até possibilita a criação de palavras novas. Entender parts of speech é, basicamente, dominar como as palavras se comportam dentro da frase, a ordem em que elas aparecem e como interagem entre si.

A resistência a esse tipo de aprendizado vem, muitas vezes, de lembranças ruins da escola. E eu vejo isso o tempo todo com alunos adultos: basta ouvir 'gramática' que já dá vontade de correr. Mas na minha experiência, aprender inglês sem nenhum tipo de conhecimento técnico abre espaço para um discurso quebrado, cheio de vícios e limitações. A ironia é que quem busca ‘apenas falar’ ou acredita em promessas de fluência fácil e sem técnica, acaba chegando ao oposto da fluência: um inglês engessado, inseguro e sem liberdade.
As nove Parts of Speech (sem drama)
Em inglês, existem nove parts of speech: nouns (substantivos), verbs (verbos), adjectives (adjetivos), adverbs (advérbios), determiners, prepositions (preposições), pronouns (pronomes), conjunctions (conjunções) e exclamations.
Sim, são muitas, sorry... Mas é por isso que, durante as minhas aulas, foco principalmente nas que mais confundem e atrapalham na hora de formar frases e aprender vocabulário: nouns, verbs, adjectives e adverbs.
Ok, hora de abrir o motor da língua e ver como ela funciona por dentro. Prometo que não vai doer! Vamos começar com os nouns, as peças que nomeiam o mundo.
Vamos analisar juntos essa frase:
The brilliant student writes carefully.
Nouns
STUDENT
Os nouns nomeiam pessoas, lugares, coisas, ideias ou atividades. São o alicerce da frase, normalmente quem pratica a ação. E se eu troco o personagem (para teacher, por exemplo), a estrutura continua em pé:
The brilliant teacher writes carefully.
Simples né? Os nouns podem ser singulares ou plurais e só essa diferença já causa confusão suficiente para render semanas de aula, então vamos para a próxima:
Verbs
WRITES
Os verbos mostram ação, estado ou experiência. São o motor da frase. Sem eles, nada anda, como nesse exemplo:
The brilliant student carefully. (?)
Pois é. Sem o verbo, não há vida. E mais: o verbo é quem muda completamente o sentido da cena, veja só:
The brilliant student walks carefully.
Agora, o aluno não escreve, ele caminha. Tudo muda. Ah, e claro, os verbos precisam ser conjugados é: write, writes ou wrote… (essas terminações e detalhes que todo aluno ama esquecer). E quando são irregulares, como no caso de write então… Só Deus ajuda.
Adjectives
BRILLIANT
Os adjectives são palavras que descrevem ou nos dão mais informações sobre o noun. Com ele, conseguimos saber um pouco mais sobre o noun, estudante.
The lazy student writes carefully.
Agora temos um outro tipo de aluno, o preguiçoso (mas olha, até ele escreve com cuidado 😊 )
Os adjectives quase sempre aparecem antes do noun (big house, red car), e podem ganhar formas comparativas (more brilliant ou lazier) ou superlativas (the most brilliant ou the laziest).
Adverbs
CAREFULLY
Os advérbios mostram como algo acontece. Eles adicionam nuance ao verbo.
The student writes quickly / badly / beautifully.

O verbo é o mesmo (writes), mas o sentido muda completamente. Um pequeno detalhe que transforma o tom, o ritmo e até personalidade da frase.
É isso, tá vendo, não é tão difícil assim e, com prática, a gente aprende a reconhecer tudo rapidinho!
Porém, quando a gente ignora as Parts of Speech…
… o inglês desaba rapidinho. Da uma olhada nessa frase:
He teacher happy.
Ou seja, um verdadeiro caos. Parece inglês, mas não é. Sabe um sanduíche montado na ordem errada? Ou aquela pessoa que coloca o arroz antes do feijão (loucura né)? Então, é isso!
Por isso, pensar nas funções de cada palavra é essencial para construir frases que realmente funcionam.
Como aplicar isso na prática
Uma dica que tem potencial real de transformar o seu inglês é refletir sobre a função das palavras novas que você aprende. Eu já faço isso com meus alunos: nas nossas anotações, na lousa, durante a aula, faço questão de chamar atenção para esse ponto do vocabulário e sempre anoto assim:
happy (adj)
happiness (noun)
happily (adv)
Desse jeito, em vez de decorar listas, você começa a ver padrões. E é aí que o inglês deixa de ser memorização e passa a ser criação.
Fora da sala de aula
O domínio das Parts of Speech reflete diretamente na forma como você se expressa: frases mais coesas, improvisos mais naturais, ideias mais claras, mais confiança, mais fluência!
É como um músico que improvisa: ele só consegue fazer isso porque entende profundamente seu instrumento e o campo harmônico. O mesmo vale para o inglês e como eu o ensino: não existe fluência sem forma.
Então, da próxima vez que você aprender uma palavra nova, não pare no significado. Pergunte:
Qual papel essa palavra tem na frase?
É aí que a mágica da fluência começa 🪄




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